Contador de Visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Hipocrisia Apocalíptica / Fábio de Carvalho Maranhão

IX

Quando eu conversei com meu amigo e professor, o historiador Alexandre, ouvi coisas que na realidade, eu não ouvia há tempos. Conversamos sobre coisas que muita gente tem preguiça ou evita conversar. Mas na verdade, existe um contrapeso, que é a necessidade do amadurecimento intelectual. 
A conversa principal se tratou da hipocrisia, que contamina ou é gérmen hereditário que as vezes nem tem cura.
Nossa prosa não foi muito extensa, mas com certeza, tem a capacidade de esclarecer e direcionar muita gente em diversos assuntos e situações. Iniciamos nossa conversa quando, por conveniência, nos encontramos no Hotel Poeta dos Palmares, para falar sobre meu artigo científico, que por sinal, foi exigência para a conclusão do meu curso de especialização em Ensino de História. O objetivo da conversa não foi discutir o artigo em si, pois meu orientador foi o Professor e Poeta Vilmar Carvalho, fato que me enche de orgulho, não apenas pela situação de aceitar me orientar, mas pela pessoa que ele é, pelo professor e pelo grande poeta da cidade dos Palmares-PE, terra a qual eu nasci.
Ao sentarmos para a conversa, logo abasteci meu copo de estimação de café, e como se não bastasse, ofereci ao professor Alexandre uma dose de Wisk, que logo recusou, com um sorriso educado e um "eu prefiro acompanhar o amigo com um café".
O professor Alexandre Lima é daquelas pessoas que todo mundo gosta. Não só pelo fato de ser professor competente, historiador de qualidade, responsável e profissional, mas pelo ser humano que demonstra ser durante seus contatos com os alunos.
Iniciamos a conversa da seguinte maneira:
___Professor Alexandre, eu conheço uma poção de gente que nos fins de semana estão em altares de igrejas pregando o que eles chamam de "Palavra" e nos fins de semana vendem cachaça, e ainda fazem promoções para venderem mais. O que o senhor acha disso?
O professor Alexandre não hesitou em me responder, mas por questão de ética, não vou publicar o que ele declarou nos seus discursos bem fundamentados e repleto de coerência.
Na sequência, proferi:
___ Amigo e estimado professor, conheço várias pessoas repletas de discursos moralistas, que declaram serem contra a prática de propina em todos os âmbitos. Indago o amigo sobre a seguinte situação: Por que muitos desses sujeitos presenteiam a polícia e outras autoridades, como se esperassem favores em troca?
Não preciso narrar que a resposta do amigo e professor foi uma aula de filosofia regada a uma contextualização histórica acerca de valores culturais. Mas emendei com outra pergunta, acerca de profissionais de diversas áreas, me atendo restritamente a uma:
___ Conheço um amigo que sua religião não permite diversas coisas, dentre elas incitar ao pecado. Minha dúvida é: Por que um sujeito que é do "alto escalão da sua igreja", grava anúncios de diversas ordens, especialmente aquelas que convidam as pessoas para beberem e dançarem.
Meu amigo e professor não hesitou em responder, deixando clara sua sabedoria e juízo ao pronunciar suas opiniões, repletas de fundamentação teórica nas áreas de filosofia, psicologia e história.
Nossa conversa foi longa, e como um filósofo e um discípulo, trocamos ideias, fazendo questionamentos repletos de coerência em face das incoerências históricas, especialmente acerca da ética religiosa e do espírito da hipocrisia humana.
___ Professor, e o prefácio do meu livro "Prosa Imunda" quando fica pronto?
___ Esses dias conversaremos sobre ele.
___ Mas me fale outra coisa: O que há com o povo brasileiro diante de tudo que vem acontecendo na esfera política golpista e da imprensa manipuladora?
___ O que posso falar no momento é sobre os jogos de interesses, amigo. Mas muitas coisas explicam os fatos. Vamos pensar, por enquanto, contrário a Renato Russo, que o Brasil não é o país do futuro. E isso será durante muito tempo...
___ Lamentável, não, amigo?
___ Sim, amigo, lamentável!!!...

Fábio de Carvalho [Maranhão] 

26/02/2017,17h30 - 170h49min- Domingo, Cortês-PE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário